quinta-feira, 27 de maio de 2010

Granita de rum e manga

Granita ou granita siciliana é uma sobremesa semi-congelada preparada com açúcar, água e frutas, oriunda da Sicilia. É tambêm possível encontra-la em outras regiões da Itália, com algumas variações. Sendo apresentada com o sorvete, a granita apresenta, no entanto, uma textura mais grosseira e mais cristalina. A textura varia, contudo de cidade para cidade, apresentando pedaços de gelo maiores na costa ocidental da Sicilia e em Palermo e sendo mais fina na parte oriental da ilha. Estas diferenças resultam da utilização de técnicas de congelamentos diferentes: as mais finas são produzidas com maquinas de gelo, enquanto as mais grosseiras são congeladas e agitadas esporadicamente, sendo raspadas no fim, de forma a produzir cristais de gelo separados.

Os ingredientes tradicionais mais comuns são limão, tangerina, jasmim, café, amendoa, hortelã morangos selvagens e amoras. As subtilezas dos ingredientes sicilianos são importantes para o produto final de uma granita: os limões sicilianos são pucos ácidos e as amendoas usadas são do tipo doce e amargo.

Na cidade de Catânia, é tambêm tradição preparar granitas de chocolate. A granita de café e muito comum na cidade de Messina, enquanto a que granita de amêndoa é bastante popular na cidade de Catânia. Nesta ultima cidade encontram-se tambêm bastante difundidas as granitas de pistache, oriundas da cidade de Bronte, além das granitas de pêssego e ananás.

No verão, é comum consumir uma granita com pão doce siciliano conhecido como brioche, constituindo esta combinação por vezes o próprio desjejum. Em lingua siciliana, essa combinação é designada como granita câ briosci.
A granita é normalmente servida numa taça e é consumida com uma colher tal como uma sobremesa.
Fonte: Wikipédia

Granita de rum e manga

Ingredientes:
rendimento: 4 porções
  • 225 g de polpa de manga em purê
  • 56 g de açúcar
  • 36 ml de rum escuro
  • 18 ml de suco de limão
  • 360 ml de água
Preparo:
  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Leve ao congelador, mexendo em intervalos de 15 a 20 minutos até consolidar.
  3. Na hora de servir, bata com um fouet ou raspe com um garfo.
Aula: Anthony Flory
Chef do The Culinary Institute of America / SENAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário