sexta-feira, 17 de setembro de 2010

George Crum o inventor Negro

George Crum

Todos nos já abrimos um saco de batatas fritas e saboreamos essa bondade salgada, mas algumas pessoas provavelmente nunca pensaram em como aquele pequeno pedaço de céu frito se tornou um ícone da cultura Americana.

As origens da batata chip começam com a popularidade do seu primo francês, a fritura. Fritadas francesas se tornaram populares quando eles foram trazidos para o país, por Thomas Jefferson em 1700 e rapidamente se tornou uma iguaria em restaurantes de todo o país recém-criado. No entanto, não foi até 1853 que a discordância sobre a forma como as fritadas francesas devem ser feitas conduziu à invenção do chip de batata.

Fritadas francesas (North American Inglês, por vezes, capitalizados), batatas fritas, ou batatas-fritas francesas são tiras finas de fritada de batata . Os norte-americanos muitas vezes se referem a quaisquer peças alongadas de batatas fritas como batatas fritas, enquanto em outras partes do mundo, mais notavelmente o Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia, longa, fina cortar fatias de batatas fritas às vezes são chamados fritas para distingui-los a partir do corte tiras grossa são chamados de chips. Fritas francesas conhecidas como pommes frites ou frites em muitas partes da Europa, bem como francófona do Canadá, e têm nomes que significam "batatas fritas" ou "batatas francesas" em outros.

De acordo com os livros de história, a batata frita foi inventado em 24 de agosto de 1853, no Lago da Lua Casa em Saratoga Springs, New York. Tudo começou quando um dos patronos acredita-se ser rico empresário Cornelius Vanderbilt, enviado de volta a sua comida porque suas fritadas francesas foram cortadas muito grossas. O chef do restaurante, George Crum, as batatas cortadas para o patrão ainda mais fino, mas ficou irritado quando Vanderbilt novamente enviados de volta o seu prato. Em um ataque de frustração, Crum fatias as batatas em rodelas e frita-los. O chef esperava enervar o jantar, dando-lhe batatas fritas que eram demasiado fina e crocante para comer com um garfo, obrigando o patrono rico a vergar-se a comer com os dedos. Foi um choque para o chef quando Vanderbilt decidiu que amei estes snacks crocantes.

Crum de batatas fritas tornou-se um item de destaque no cardápio da Lua Casa do Lago e em 1860 o chef abriu seu próprio restaurante com o lucro que ele tinha feito de chips. Enquanto Crum recebe a maior parte do crédito para a invenção, o historiador e professor da UCLA Lisbeth Gant - Britton Minyanville diz que a irmã Crum e Harriet Moon, a esposa do dono da hospedaria, dizia-se estar envolvido.

George Crum, que era ao mesmo tempo Africano-Americano e do nativo americano, viveu 1822-1914. Crum e sua invenção era conhecido em todo o E.U. Oriental como Saratoga Chips.

“Naqueles dias, as pessoas de cor não foram autorizados a tirar as patentes de suas invenções”, diz Gant-Britton, autor do livro de Holt Africano História Americana. "O fato de que esta história tenha sobrevivido, é um testemunho incrível para a realização, uma vez que muitas das realizações Africano-americanos foram suprimidas na época na história."

Crum tornou-se pai de liderança no mundo industrial chip e o primeiro que inventou o sabor salgado crocante tratar do petisco.

George Crum em frente à loja abriu com os lucros de seu recém-inventado chips de batata frita.

Mr. George Crum

Quando você mergulhar neste crocante saboroso produto, sempre pensar em Crum.

Caixas original chip da época de George Crum.



Inventor: George Crum (aka George * Speck)
Critérios de avaliação: Primeiro a inventar.
Nascimento: 1822 Lake Saratoga, Nova Iorque
Morte: 1914 Lake Saratoga, Nova Iorque
Nacionalidade: Narive americano
Invenção: Batatas fritas em 1853
Definição: substantivo / po • • ta de chips
Função: lanche feito de uma fina fatia de batata branca, que foi cozinhado até ficar crocante e geralmente salgado. Também conhecido como Saratoga Chips ou batatas fritas.
Patentes: Nunca patenteado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário